Crítica: Mama



Mama (idem, 2013) traz consigo a esperança de poucos filmes que conseguem cativar e apresentar um horror com maiores promessas do que desconfianças. Guilhermo del Toro é a marca positiva e quase solitária que o cinema moderno de horror pode apresentar com maior orgulho. Ainda que ele não esteja na direção, a sua participação como produtor é decisiva para definir a qualidade de uma estética que propõe-se unicamente sua, como se tal filho só pudesse ser de um óbvio pai.

Guilhermo detém sua habilidade em persuadir uma gama diversificada de espectadores, tendo saldo geralmente bem positivo em todas as camadas. Primeiramente, há um destaque fácil ao foco narrativo do horror que sempre propõe. Desde seu maior sucesso que foi O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006), detemos nos filmes do cineasta a boa sensação de sempre poder ver um horror com algo mais, que mesmo estando amarrado à sua característica, possuem o interesse maior de esconder bem mais que um monstro no armário.

É por aí que, entre produção e direção, devemos entender porque os filmes em que ele participa merecem mesmo a qualificação que hoje o mexicano se destaca. Pela força emotiva que dá ao horror a oportunidade de sempre impactar, é por puro demérito que hoje procuramos por um bom terror como quem tenta achar uma agulha no palheiro. Uma nova leitura do gênero propôs menor foco na história, que se focasse no molde para atender aos interesses mais populares do que poderia ser um bom filme. Esse reflexo inclui, sem dúvida, os slasher movies e filmes de cabana, subgêneros que, a meu ver, ganharam proporções distorcidas e mudaram o foco do horror, minimizaram a chance de simplesmente se ver em tela um belo personagem com uma bela história.

Não é com qualificação ordinária que menciono del Toro, apontando-o como primeiro, segundo ou terceiro.   Assim como a obra atual de Mama, que circunda-se facilmente nesse mote do gênero, os sucessos anteriores de O Labirinto do Fauno, A Espinha do Diabo (El Espinazo del Diablo, 2001) e O Orfanato (El Orfanato, 2007) juntam-se numa mesma similaridade. Com conhecimento, a ideia básica é trabalhar temas superficiais como medo, susto e morte com menos força do que aqueles que os originam. Assim, surge o foco por apreensão, investigação e subjetividade, as quais demarcam a história - existente - que se tenta mostrar.



Mama não é mais que isso, senão outra acertada e sábia forma de contar uma história com envolvimento mais profundo. Separam-se então os momentos do filme, trabalha-se tentando diminuir aqueles casos que consideramos possíveis só em filmes, pois, mesmo que a imaginação seja o limite, concentrar-se no real pode ser uma alternativa básica e muito mais eficiente, quando souber ser trabalhada. Por lembrança, não é inoportuno mencionar que O Iluminado (The Shining, 1980) - que para mim é a obra-prima do gênero - é um horror de luzes sempre acesas, personagens muito reais e nenhuma ferramenta irreal. Mas, claro, era o Kubrick.

No que contempla Mama, então, há dois elementos básicos dos filmes do mexicano. Repete-se o inseto como arma misteriosa e simbólica ao mistério que o filme busca revelar aos poucos, anexo as dicas representadas em desenhos infantis. Com ideias claras e sem deixar escapar seu segredo, Mama é muito bem narrado inicialmente; a começar por uma forte cena, como se nos reafirmasse que a adrenalina de fato iria ser frenética o tempo todo, para depois nos broxar dessa sensação, alertando que o filme veio não só para dar tensão, mas para contar uma história. O mistério das crianças é evidente, e o foco logo desmembra-se a esconder a entidade da Mama.

Annabel (Jessica Chastain) é a protagonista, a tia emprestada, que torna-se uma quase mãe das filhas de seu cunhado assassino. Ela e seu marido adotam as irmãs, após as reencontrarem vivendo à métodos não-humanos numa cabana, onde o pai delas planejava matá-las. Este ponto não é explicado no filme, nunca sabemos o que anseia e causa fúria no pai das meninas, que acaba mostrando-se unicamente como um prólogo do filme. Sem surpresas, as maiores tensões são mesmo com Victoria (Megan Charpentier) e Lilly (Isabelle Nélisse) e o segredo que escondem, os estranhos acontecimentos que provocam e tudo mais, nenhuma novidade, porém destacadas pela difícil interpretação das atrizes mirins, aliado à movimentos de câmera insinuantes e alguns momentos que nos dão, além de sustos, uma alternativa diferente ao desfecho das cenas.



Ainda que Mama busque dar o maior realismo possível mesmo estando arcado à uma história com entidade/espírito/sobrenatural/coloqueaquisuaideia, não escapa de que em momentos pontuais tenham aqueles casos sem lógica da trama. Isso quer dizer que Mama é também aquele filme de terror em que só se investiga as coisas sozinho, no escuro e de madrugada, sempre após um barulho estranho no segundo andar.

Visualmente Mama é lindíssimo, uma fotografia melancólica, borrada por tons frios, geralmente um azul e marrom que deixam-se induzir ao isolamento e à incerteza. Não diferente disso, os efeitos visuais, quando exigidos, cumprem muitíssimo bem sua tarefa. Duas cenas pontuais valem o filme, são como flashs de genialidade, que dão o grande valor ao trabalho.

Sem fazer cinema de nicho, a popularidade das produções de Guilhermo del Toro vão crescendo juntamente à sua reputação. Não há sangue, não há zumbis, não é trash, não é gore; é centrado na história, mesmo que nunca vá ser uma lição de vida, sempre poderá cativar a todos, com boa possibilidade de conquistá-los, se assim continuarem seus roteiros. E o cinema espanhol e pontualmente latino mostra sua habilidade para contar histórias thriller, de suspense ou terror. São os nomes que podem ser seguidos e conferidos ponto-a-ponto em suas filmografias.



 

©Copyright 2010-2013 Cinemarco Críticas